Resumo de Tese da minha Pós- Graduação Senac 2018: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

 

A importância das novas tecnologias para a mediação pedagógica e a prática docente no século XIX

                                                                                                      Foto: Getty Images

A partir do século XX com a evolução tecnológica, os grupos de trabalho ganharam um novo formato – menor e interdisciplinar, já a educação, continuou atrelada a versão 2.0 – caracterizada pelo ensino padronizado, com o professor no centro do processo formativo.    
                                                                                           
O educador Paulo Freire ao propor uma pedagogia de autonomia, afirmava que Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”, pois o conhecimento adquirido deve fazer sentido para a vida do aluno e estar conectado com sua realidade e do mundo em que vive.

Segundo Freire (1981, p.118) Na verdade, porém, não é a educação que forma a sociedade de uma certa maneira,mas a sociedade que, formando-se de uma certa maneira, constitui a educação de acordo com os valores que a norteiam.  Verifica-se que o estudo da sociedade, cuja origem da palavra vem do latim “associação amistosa com outros”  é imprescindível para entendermos como a revolução tecnológica se intensificou nos últimos anos e adentrou o campo educacional.


O professor como Mediador da Aprendizagem no Século XXI.

A discussão sobre a importância da construção do conhecimento e da utilização das novas tecnologias através do ciberespaço trouxeram grandes contribuições para os estudos da mediação pedagógica e utilização de recursos digitais na prática docente em novas formas de aprendizagem compartilhada.

 MASETTO (2006) entende a tecnologia como um meio que colabora dentro do processo da aprendizagem e destaca: Sem dúvida, toda essa nova tecnologia provoca o debate a respeito do seu uso, bem como o papel do professor e de sua mediação pedagógica no processo e aprendizagem” (MASSETO, 2006, p. 138).

 Estudar e compreender o papel do professor mediador passa a ser vital na elaboração do conhecimento - pois a questão não é puramente a introdução de novas tecnologias nas aulas para que assim haja uma revolução educacional, - há de se pensar que novas habilidades e competências serão exigidas aos docentes de forma continuada no século XXI e se a maneira de consumir informação se modifica constantemente, faz-se necessário que o educador atue como facilitador da aprendizagem, auxiliando o aluno no desenvolvimento do senso crítico, preparando-o para o mercado de trabalho e para agir com protagonismo na sociedade moderna.
                                                                                                    

Comentários

  1. Como seria bom se todos aprendessem que o estudo é importante para uma nação crescer forte e com valor .A educação em todos os sentidos ,só dignificam o homem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INSIGHT

A METÁFORA DAS CASAS