O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ESTUDO BÍBLICO



Metodologias ativas e o seu uso no estudo bíblico

As metodologias ativas objetivam incentivar quem aprende a ser - protagonista, autônomo e participativo dentro do processo ensino- aprendizagem; esses métodos estão em consonância com as transformações que levaram a sociedade contemporânea a adentrar a Era Informacional.

Meu Estudo Bíblico

Ao iniciar meu estudo bíblico percebi que minha caminhada estava atrelada ao uso de muitos recursos tecnológicos e amparada pela mediação pedagógica – seja ela, em grupos de estudo bíblicos híbridos ou EAD. Considerei importante falar sobre isso, visto que, é o modelo que tem se tornado mais usual - dentro do contexto pandêmico que assola o mundo.

Construindo em terra fértil

Nesse formato de ensino, sou desafiado a compartilhar o que aprendo e também a ser um produtor de conhecimento – resultando numa aprendizagem significativa.

Tudo isso já seria altamente motivador, mas há algo ainda mais gratificante e que poderá ser feito desde os primeiros passos da trajetória Cristã – a evangelização.

Nesse terreno fecundo do aprendizado bíblico há um rico espaço para lançar a semente (a palavra de Deus) a quem ainda não a conhece.

Conforme a bíblia em Mateus 28:19-20:  

 "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". 

  Trago na sequência alguns recursos tecnológicos cuja contribuição agigantou meus estudos e permitiu que os ensinamentos fossem compartilhados entre aqueles que não conhecem a Cristo. 

 


 KINEMASTER ( Opções de Serviços - Gratuitas e Pagas) - App para edição de vídeos com filmagens, fotos e músicas. É de fácil utilização, possui uma boa interface e ferramentas muito úteis, dentre elas, os efeitos de transição e de trilha sonora. 

Sugestão: Que tal transformar aquela lição bíblica que tanto te edificou em um vídeo e mandar para alguém? Alocar o vídeo numa plataforma, como por exemplo, YouTube e compartilhar o link pode ser uma opção. 






CANVA  ( Opções de Serviços - Gratuitas e Pagas) - Plataforma de Design Gráfico - possui recursos variados, como a criação de apresentações, panfletos, cartazes,  storytelling, storyboard, entre outras.

Sugestão: Criação de mídia com dica de algum livro que tenha sido importante dentro do seu roteiro de estudos e compartilhamento do material de forma digital - abaixo segue o exemplo de um livro que achei muito interessante, direcionado ao público infantil e também aos pais. 




 Sugestão Canva Post - Compartilhe os ensinamentos do estudo bíblico de uma forma ilustrativa, simples e de fácil abordagem - possivelmente o receptor da mensagem - leia, goste e também a repasse a outros.



ANCHOR - Criação de Podcast - Plataforma gratuita. É possível a distribuição em plataformas, como por exemplo, Spotify. 

Sugestão: Aposte nos Podcasts - para aqueles que gostam de ferramentas de áudio, esse recurso não pode ser deixado de lado. Uma sugestão é transformar seu estudo bíblico em áudios - grave orações, passagens bíblicas ou textos originais e encaminhe para outras pessoas. 




Quero de encorajar a ser um cristão em rede - buscar na cultura digital elementos que enriqueçam o compartilhar dos ensinamentos bíblico e a própria forma de evangelização, para que seja possível um diálogo com a sociedade atual a partir de novas práticas e modalidades de comunicação.




 

Comentários

  1. É importante mais conhecimento,vc mostra como e ensina com clareza. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo trabalho excelente, continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho excelente, continue escrevendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

INSIGHT

A METÁFORA DAS CASAS

Resumo de Tese da minha Pós- Graduação Senac 2018: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica